por Valquiria Pellegrini

Como salvar sua empresa em tempos de crise

Com a crise econômica instalada em nosso país, muitas empresas tiveram o valor de seu faturamento reduzido de forma drástica, o que vem ocasionando dores de cabeça para os empresários.

Enquanto, alguns esperam uma melhora para agir, outros tentam enxergar novas oportunidades. Para os empreendedores do mundo corporativo existem alternativas para estes momentos de instabilidades, fazendo com que eles repensem uma nova forma de gerenciamento, vejamos:

Conheça o seu negócio

Para administrar a sua empresa com eficiência é importante que você conheça profundamente o seu tipo de negócio: situação do mercado, produtos, clientes, fornecedores, colaboradores, cenário econômico, etc. Com base nessas informações e com ajuda de profissionais qualificados, você tomará decisões de acordo com a realidade de sua empresa e, assim, refazer o seu plano de negócio.

Corte de custos e despesas

Muitos empreendedores pensam que para salvar a sua empresa basta apenas cortar os custos. No entanto, é necessário analisar detalhadamente o que pode ser eliminado, sem que a qualidade de seus produtos ou serviços sejam prejudicadas e acabe afetando a sua clientela. Por isso, ter o conhecimento do contexto geral da empresa, saber interpretar o momento em que o país vem atravessando é fundamental para que o corte de gastos ocorra com sucesso.

Terceirize serviços

Uma alternativa para reduzir custos é optar pela terceirização de serviços. Ao terceirizá-las, o empresário consegue colocar foco no que realmente interessa. No entanto, é necessário cuidado com os procedimentos que serão terceirizados para não expor questões confidenciais da empresa. Entre eles: perda do controle gerencial, possíveis problemas de comunicação com o prestador do serviço e a ameaça à segurança de informações internas.

Tenha coragem para tomar as decisões

Atitudes diante da crise financeira empresarial, precisam ser tomadas pelo empresário e o primeiro passo é enxergá-la de uma maneira prática e encontrar soluções para o seu desfecho.